Por Laís Monstavicius - 25/04/2025
No dia 17 de março, os estudantes da 2ª série do EM realizaram uma visita à Aldeia Indígena Tupi-guarani – Rio Silveira, localizada no litoral norte de São Paulo, na região de Bertioga. Acompanhados pela Professora Valquíria, de Biologia, e os monitores da empresa Buriki, os alunos vivenciaram uma experiência de imersão em saberes indígenas e ambientais.
A excursão teve como principais objetivos levar os alunos a contemplar e aprimorar os conhecimentos sobre as características da floresta tropical da Mata Atlântica, que é densa e com grande biodiversidade, além de aprofundar o entendimento sobre a cultura, tradições, hábitos alimentares e costumes dos povos indígenas que vivem na aldeia do Rio Silveira. Além disso, foi possível compreender a importância das plantas medicinais, da proteção aos animais silvestres e da retirada consciente dos alimentos naturais, sempre com foco na conscientização ambiental.
Durante a visita, os estudantes também conheceram de perto manifestações culturais como danças típicas e rituais tradicionais, que ajudaram a enriquecer mais ainda a vivência.
Na sequência da atividade, os alunos foram até a Praia de Indaiá, onde puderam aprender sobre formações naturais da região litorânea, com noções sobre praia arenosa, costão rochoso e a tábua de maré, ampliando os conhecimentos sobre a geografia física e os ecossistemas costeiros.
O dia foi marcado por momentos de aprendizado, conscientização socioambiental e diversão, que promoveram o respeito à diversidade cultural e à natureza e levaram à valorização das ações sustentáveis.
Confira as fotos!